quinta-feira, 24 de março de 2011

"Soldadinho","Helmeted Manakin"(Antilophia galeata)

soldadinho Na minha primeira viagem à Serra da Canastra, a primeira coisa que veio em mente era encontrar o Soldadinho. Até então, minha única relação com ele era através de livros, revistas, sites...
Uns dias antes, conversei com alguns especialistas que me indicaram o local exato onde estaria essa bela ave. Então, chegando na Serra conversei com o meu amigo Jofrei e decidimos procurá-lo.
No primeiro dia de busca, nada, mas no segundo consegui ouvir o canto dele!!!! Fiquei tão empolgado que não queria mais voltar para o acampamento. O tempo foi passando... passando e tudo que consegui foi apenas uns segundos do distante canto.
Toda aquela empolgação começa a se transformar em frustração e mesmo sabendo que isso acontece, pois eu já havia procurado esse passarinho em vários lugares no meu Estado, até na minha cidade já houve registro da espécie, mas nunca encontrei nenhum vulto sequer, apesar de não ser uma espécie ameaçada. Enfim, voltei para a minha cidade sem encontrar o "Soldadinho".

Quase um ano se passaram e então retornei ao mesmo local, mas agora estava com o Jofrei e meu filho Matheus. Trouxe também o equipamento de áudio para tentar atraí-lo.
Consegui a autorização do parque para utilizar o equipamento, pois só é permitido o uso de playbacks no intuito de pesquisa.

COMEÇA A MARATONA ORNITOLÓGICA NOVAMENTE!!!!
Andamos pelo parque a manhã toda, a tarde e nada, apenas sons e um vulto escuro que passou na minha frente. No segundo e último dia na parte baixa da serra a minha esperança continuava forte, mesmo sabendo que eu poderia voltar mais uma vez para casa sem nenhum registro fotográfico.
Ficamos o dia todo procurando, fotografando outras espécies maravilhosas, mas nada de Soldadinho, apenas o canto distante. No final da tarde, depois de muita busca, estávamos voltando por uma trilha, quando ouvimos o canto dele bem próximo, então o amigo Jofrei disse para entrarmos num estreita trilha da mata ciliar que levava ao rio São Francisco, quando de repente ele resolveu aparecer!!! ÊTA SÃO FRANCISCO!!!!
Tudo foi muito rápido e apenas uma foto ficou melhor e posto para vocês amigos com muito prazer em compartilhar essa experiência maravilhosa.
Meu filho não conseguiu fotografá-lo e acabou chorando... Eu disse a ele: Calma!!! Eu demorei 36 anos para ver um!!!! Você tem apenas 8 anos e já viu!!!!
Momento Maravilhoso e inesquecível!!!!



Saiba mais: http://www.wikiaves.com.br/soldadinho