sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Japu","Crested Oropendola"(Psarocolius decumanus)

japu
Japu Macho


japu
Japu fazendo ninho


Essa é mais uma espécie encontrada na Serra da Canastra, muito bonita, e comunicativa. Estive observando um bando deles construindo ninhos em uma palmeira bem alta. Estavam no início das construções das colônias de ninhos. A vocalização deles, bem ampla por sinal, não estava muito difícil de interpretar, pois em momentos de euforia, em chamados atentos avisando aos outros quando um possível predador se aproximava, a canto do flerte, e outros chamados, eram de fácil identificação.

Fotografados em 21/07/2010


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"Serra da Canastra"

maria-preta-de-penachoQuando chegamos na Serra da Canastra, a espécie que mais vimos foi a Maria-preta-de-penacho, linda, leve... Elas estavam em toda parte no sítio do Sr. Zezico, um grande homem com 80 anos de idade, nascido e criado no sítio e até hoje cuida de 30 alqueires de terra, com sua mulher e filha. Pessoas maravilhosas que nos trataram como Reis, aliás, as pessoas dali são educadas, humildes, bem diferentes da maioria daqui da minha terra.
maria-preta-de-penachoO lugar é maravilhoso e cheio de riquezas naturais. Muitas espécies de aves, animais e vegetais podem ser encontrados lá, como o tamanduá-bandeira, lobo-guará, o pato-mergulhão, onças e muitas outras espécies ameaçadas de extinção. O Rio São Francisco nasce lá e em qualquer parte dele, pode-se beber água sem problemas, eu bebi essa bênção.

maria-preta-de-penachoQuando estávamos no alto da serra, perto da nascente eu fotografei a maria-preta-de-penacho em cima da cabeça de São Francisco, estava longe e contra o sol, mas fiquei feliz, pois ali parece realmente que a vida está protegida pelo "Patrono da Ecologia". Gente!!! Se um dia vocês tiverem a oportunidade de ir pra lá, não percam a chance, pois eu garanto que a riqueza espiritual vai aumentar e muito e apesar das nossas necessidades humanas, é o que mais importa. Fiquem com Deus.
maria-preta-de-penachoPs. Eu fotografei essa e outras aves na agradável companhia do meu amigo Jofrei.
Vejam algumas das belas paisagens no meu site:www.wix.com/vidaselvagem/rogeriomachado

terça-feira, 3 de agosto de 2010

" bico-reto-de-banda-branca", "Stripe-breasted Starthroat"(Heliomaster squamosus)

bico-reto-de-banda-brancaAmor de Minas!

Na manhã de 19 de Julho de 2010, eu e meu amigo Jofrei, estávamos indo para Serra da Canastra, quando paramos para esticar as pernas em Passos de Minas, porque viajar na garupa de uma moto por quase 7 horas é barra. Paramos em Furnas para contemplar a beleza do Rio Grande, quando essa pequena criatura apareceu como um relâmpago e logo sumiu. Consegui fazer uma foto apenas e ficou bem distante. Foi a primeira foto em Minas.
...
Áudio gravado por Ciro Albano (Super Ornitólogo).