sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Irerê", "Paturi", "White-faced Whistling-Duck" (Dendrocygna viduata)

irerê Quando o bando dessas maravilhas chega, a alegria é certa, pois eles fazem aquela algazarra deixando a lagoa mais bonita.

Eu lembro que quando eu era uma criança o meu pai ficava deitado comigo na cama me ensinando a identificar as espécies de aves, muitas vezes na madrugada ele me falava do curiango, da coruja e sempre quando passava voando um bando de Irerês ele ficava feliz em falar que os paturis estavam passando, mas infelizmente eu não os via, pois era noite e eles sempre estavam voando alto.

O canto deles é inconfundível, pois parece falar irerê ou até mesmo paturi, bem agudo e alto, parecendo aqueles apitos de bichinhos de borracha.

O Irerê é uma ave anseriforme da família Anatidae. Também conhecido por paturi, siriri, marreca-viúva, marreca-piadeira. Ela é uma das mais conhecidas, por ser uma ave que se aproxima de lagos em parques no meio urbano. A cabeça branca, o pescoço preto, o peito castanho e o corpo estriado em preto e branco.

irerêA alimentação é basicamente de vegetação aquática, gramíneas, pequenos peixes, invertebrados e girinos. São bem ativos principalmente no crepúsculo e a noite.
O irerê faz ninho no chão, sendo que o casal muitas vezes dividem a tarefa de chocar até 14 ovos! Os casal cuida dos filhotes.
A distribuição é bem ampla, que vai da Argentina até a America Central e também ocorre na África Ocidental. Eles fazem migrações sazonais que realizam no sul do país.

irerê
Fotografados em Junho de 2010 em Rio Claro.