quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Gavião-caramujeiro", "Gavião-de-aruá", "Snail Kite"(Rostrhamus sociabilis)

caramujeiro
caramujeiro

lagoa


Numa bela tarde de domingo, resolvi caminhar pelos trilhos do trem rumo à "Lagoa dos Pascon". Quando estava chegando, ouvi um resmungar muito bonito, o som vinha de longe, do meio da lagoa e lá em meio a vegetação estava ele, todo imponente, belo, me observando. A distância era de aproximadamente uns 100 metros, mas o som ecoava em meus ouvidos e eu fiquei arrepiado.
Tirei algumas fotos, mas como ele estava longe, não consegui detalhes, mas fechei o meu domingo com chave de ouro!!!

O magnífico caçador de aruás (grande caramujos aquáticos) estava tomando um sol da tarde, tranquilo e solitário. Nas regiões pantaneiras eles vivem em bandos, com seus bicos curvos, retiram as partes moles dos caramujos, deixando apenas as cascas. Capturam os caramujos com as patas em voo e pousam em tocos de árvores para se alimentarem. Medem aproximadamente 40cm, os machos são pretos e as fêmeas são amarronzadas nas partes superiores, com a cabeça esbranquiçada e nas partes inferiores são de cor creme com listras e manchas marrons.

Os ninhos são feitos em colônias em arbustos sobre a água. A fêmea põe 2 ou 3 ovos brancos com manchas marrons. Vivem em todas as regiões pantaneiras do Brasil e também no Uruguai, México, Argentina e Estados Unidos (Flórida).


O que mais me impressiona neles são aqueles belos olhos vermelhos!!!


Fotografado em Maio de 2010, Rio Claro-SP.