terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"TESOURA-DO-BREJO", "Streamer-tailed Tyrant"(Gubernetes yetapa)

tesoura-do-brejo Fotografada ao lado de uma casa abandonada em meio aos brejos.

tesoura-do-brejo tesoura-do-brejotesoura-do-brejoEssa ave também é conhecida como "Tesourinha-do-brejo" e "Galito"(RS).
Vive nos brejos, alagados, pousando em árvores baixas e taboas. Alimenta-se principalmente de insetos que captura em voos. A principal característica dessa ave é a longa cauda bifurcada lembrando uma tesoura que infelizmente não consegui capturar ainda. Mede aproximadamente 40 cm com a cauda e a fêmea 35 cm. As asas e a cauda são negras e as asas tem o espelho cor de ferrugem. O lado superior é cinzento e a garganta branca contornada com uma faixa castanha.
Nos rituais de acasalamento, levanta as asas, mostrando um avermelhado e balança a cauda ritmicamente. É muito bonito de ver! Geralmente solitária ou em casais voando sobre os alagados em busca de insetos, realizam cantos e chamados, muitas vezes de madrugada. Realiza também migrações sazonais e é confundida com a Tesourinha-do-campo (Tirannus savana).
A minha maior dificuldade foi a aproximação, pois além delas voarem sempre que eu pensava em dar um passo, a dificuldade de caminhar pelos alagados foi ainda maior.
Pude observar essa espécie em dois lugares, Ipeúna-SP onde tirei essas fotos, nas proximidades do morro e em Analândia-SP.
Fotografadas no dia 31/12/2009, que alegria...