quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Canário-da-mata", "Pula-pula-amarelo", "Flavescent Warbler" (Basileuterus flaveolus)

canario-do-mato
Apesar do seu tamanho, o "Canário-do-mato" tem um canto bem volumoso e agudo. É comum estar caminhando pela mata ciliar, matas secas e cerradões e ouvir esse canto, porém o canário é pequeno e se camufla muito bem entre as folhagens dificultando a visão do observador. Eu consegui fazer apenas uma foto e não ficou muito boa porque ele não parava em nenhum instante. Utilizei uma gravação de canto para atraí-lo, foi muito rápido, logo ele estava pertinho de mim cantado e abrindo a cauda. Ficou bem nervoso com o som que eu emitia. Ficava pulando de galho em galho, daí surgiu o outro nome, o "Pula-pula-amarelo".
Eles costumam ficar nas partes baixas dos arbustos, nas galhadas comendo insetos e larvas. Também seguem as formigas de correição para capturar invertebrados fugindo delas.
Presente em boa parte do Brasil, mas no Estado de São Paulo é mais frequente. Canta o ano todo, com mais intensidade no período reprodutivo entre Julho e Dezembro.

Fotografado em Outubro de 2009, Sítio Farol 2, Rio Claro/Ipeúna.

"Gralha-do-campo", "gralha-do-cerrado", "Curl-crested Jay", (Cyanocorax cristatellus) "NOVAS FOTOS"

Enfim, Consegui fazer umas fotos melhores!!!

gralha-do-cerrado

gralha-do-campo


gralha-do-campo
FOTOGRAFADA EM OUTUBRO DE 2009, RIO CLARO -SP



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Pombinha-das-almas", "Primavera", "Gray Monjita"(Xolmis cinereus)

primavera Estávamos indo ao sítio " Araquá Mirim" quando eu avistei esse pássaro mergulhando gostoso em uma poça d'água em meio ao pasto baixo. Uma liberdade sem igual. O dia estava sem sol, pois tinha chovido muito e ainda o céu estava cinza, fazia um pouco de calor, então essa belezinha mergulhava várias e várias vezes, aproveitando para comer alguns insetos que ali estavam.
Após os mergulhos, ela voava para cerca e se balançava toda para se secar. Quando estava em vôo, uma faixa preta e branca aparecia em suas belas asas. Os olhos vermelhos dela eram apaixonantes... Amor à primeira vista!
pombinha-das-almas
primavera A alimentação desse pássaro é bem diversificada, come insetos, pequenos anfíbios e peixes.
O seu canto é agudo e límpido, mas não canta o ano todo.
O ninho é aberto em forma de tigela.
É um pássaro nervoso que faz movimentos bruscos com as asas, mas costuma dormir em grupos em lugares bem abrigados.

primavera

primavera Fotografado em 18 de Outubro de 2009, Charqueada-SP.




terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Maria-preta-de-penacho", "Crested Black-Tyrant" (Knipolegus lophotes)

maria-preta-de-penacho
maria-preta-de-penacho Eu e meu amigo Jofrei estávamos voltando do sítio "Araquá Mirim" , Charqueada/São Pedro, quando ainda na estrada de terra avistei esse pássaro. Gritei para ele parar a moto para eu fotografar. Fiz umas fotos e logo passou um carro e ela saiu voando sobre aquele campo aberto, foi quando surgiu uma bela faixa branca nas asas. Foi maravilhoso ver aquela beleza sumindo no verde campestre. Foi tudo muito rápido, eu nem desci da moto. Eu fico tão feliz e tão grato por encontrar essas bênçãos divinas. Tudo se renova em mim, esqueço dos problemas, não como, não bebo e o dinheiro deixa de existir, pois é tudo troca, tudo amor de Deus. Obrigado Jofrei por me proporcionar essa alegria.
..........................................................................................................................
A Maria-preta-de-penacho se alimenta de insetos que captura em vôo a partir de alguns poleiros preferidos, retornando após a caçada, como muitos pássaros da família Tyrannidae.
Faz ninho em forma de tigela com fibras vegetais geralmente em barrancos e a fêmea bota em média 3 ovos brancos pintados de marrom.
Fotografada em 18 de Outubro de 2oo9.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS V.1.2

jacupemba
jacupemba Minha querida amiga Vânia fotografou essa maravilha comendo pitangas no fundo do seu quintal!
O nome Jacu vem do tupi e significa: O que come grãos.
Infelizmente essa espécie está cada vez mais rara, devido ao grande e estúpido costume humano, a caça. Assim como a Jacutinga e o Jacu-estalo, que estão quase extintos, a jacupemba corre sérios riscos de ficar para história apenas. Além da caça predatória, o desmatamento e muitas coisinhas básicas que o "senhor humano" faz. Uma pena.


MUITO OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO MUITO ESPECIAL!!!!

AVE: "Jacupemba", "Jacu" "Rusty-margined Guan" (Penelope superciliaris)
LOCAl: Viçosa - Minas Gerais-MG
COLABORADOR: VÂNIA MOREIRA FORTES - MG (SUPER ESPECIAL).
CÂMERA: Sony DSC-W70
TIRADA EM: 25/09/2009 12:58
FLASH: Não/ ISO: 100
COMPRIMENTO FOCAL: 6,3 mm
ABERTURA DO DIAFRAGMA: F/2,8
TEMPO DE EXPOSIÇÃO/VEL. OBTURADOR: 1/200 SEG.
MEDIÇÃO: PADRÃO
COMPENSAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: 0 ETAPA

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Bem-te-vi-rajado", "Streaked Flycatcher" (Myiodynastes maculatus)

bem-te-vi-rajado Eu fotografei esse pássaro na estrada velha de Rio Claro/Ipeúna, nas proximidades do rio Corumbataí. Ele estava no alto de uma árvore produzindo chamados de um bem-te-vi jovem.
Eu não avistei nenhum outro por perto.
Esse pássaro se alimenta de insetos que captura em vôos e frutos, tem um bico grande e é o maior rajado da família, é confundido com o Bem-te-vi-pirata, porém é maior. As listras superciliares brancas não se unem na nuca, como nas outras espécies de plumagem rajada. Habita a parte interna das matas ciliares, cerradões, cambarazais e matas secas. Faz ninhos em ocos de árvores, geralmente feito pelos pica-paus, cupinzeiros nas árvores. A fêmea faz o ninho e choca os ovos, o macho ajuda na alimentação dos filhos. O período de incubação é de 16 à 17 dias. Os filhotes ficam no ninho até uns 21 dias. São muito agressivos com os predadores que se aproximam do ninho.

bem-te-vi-rajado
bem-te-vi-rajado

bem-te-vi-rajado Fotografado em 7/09/2009.



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Participações Especiais - V.1.1

Olá minha gente querida!!!! Temos mais uma participação muito especial para o Passaredo!!!

A "ALMA-DE-GATO"!!!
("Squirrel Cuckoo" - Piaya cayana)
alma-de-gato

PÁSSARO: "Alma-de-gato", "Squirrel Cuckoo" (Piaya cayana)
LOCAl: Analândia-SP
COLABORADOR: José Roberto Domingos - Rio Claro - SP (Amigo e pai do amigo Douglas).
CÂMERA: Sony DSC-w55
TIRADA EM: 25/05/2008 11:00
FLASH: SIM
ISO: 160
COMPRIMENTO FOCAL: 19 mm
ABERTURA DO DIAFRAGMA: F/5,2
TEMPO DE EXPOSIÇÃO/Vel Obturador:1/100 SEG.
MEDIÇÃO: Padrão
COMPENSAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: 0 Etapa


Esses olhos vermelhos sempre me enlouqueceram. Procurei tanto por essa ave solitária e das poucas vezes que eu a vi, não pude fotografá-la. Sempre se escondendo, até que um dia o Sr. José, mostrou a foto que ele tirou no fundo da chácara dele em Analândia, ela tinha um ninho em uma mangueira! Eu entrei em cada buraco atrás dela... Uffff!!!
O seu canto assemelha ao gemido de um gato, por isso recebeu esse nome.

Obrigado Sr. José pela bela captura!!!


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Sanã-parda", "Rufous-sided Crake"(Laterallus melanophaius)

sanã-parda Eu estava procurando por pássaros em uma matinha atrás da Unesp de Rio Claro, quando resolvi ir adiante até a mata ciliar de um riacho próximo, não estava num dia bom para fotografar, estava escuro, com "cara de chuva" e meu equipamento não é bom nesses dias. A surpresa maior foi quando eu estava parado ouvindo um "saci" que ali cantava, olhei do lado, há uns 2 metros, estava ela, a "franguinha linda", foi a primeira frase que veio em mente!
Ela ficou me observando por alguns instantes, toda tímida, porém curiosa, na verdade não sei o sexo, mas até descobrir o nome dela, ficou como franguinha mesmo.
Caminhava por entre os galhos baixos dos arbustos balançando a cauda, não parecia estar com medo, apenas curiosa e atenta. Desconheço os hábitos dessa espécie, acredito ser rara, pelo menos por aqui.

sanã-parda
sanã-parda

video

Rio Claro, 20 de Setembro de 2009.