quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"Gibão-de-couro" "Cliff Flycatcher" (Hirundinea ferruginea)

gibão-de-couro
gibão-de-couro Numa tarde de sábado, eu estava indo ao mercado comprar algumas coisinhas para comer, quando resolvi levar a câmera na intensão de encontrar um "gavião-peneira" que estava sobrevoando os campos nos arredores do mercado, fiquei um tempo esperando, mas naquele dia ele não apareceu, ou melhor, ele nunca aparece quando estou com a câmera. Por outro lado, encontrei esse belo pássaro e confesso que nunca tinha visto um ou ouvido falar. Fiquei uns 30 minutos observando o casal e percebi que eles tinham um comportamento muito parecido com os "siriris", as capturas de insetos em vôo, os pousos nos mesmos lugares, até mesmo a morfologia externa. Na foto abaixo onde ele pousa no chão, foi porque o inseto era grande e o pássaro precisou matá-lo em terra firme. Foi bom para poder observá-lo de cima, pois algumas cores não apareciam de outra forma. a foto em vôo não ficou muito boa, mas percebe-se também a coloração mais avermelhada nas asas, parecendo couro mesmo. Foi muito bom ficar esses minutinhos com eles, perdi até a fome. Gavião, fica pra próxima, pois o Gibão-de-couro veio primeiro!gibão-de-couro
gibão-de-couro

gibão-de-couro
Fonte de pesquisa: WikiAves

Gibão-de-couro
Também conhecido como birro e joão-pires, o gibão-de-couro(Hirundinea ferruginea) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
Esta espécie apresenta uma estreita associação com escarpas e paredões rochosos. Pode também ser encontrada dentro de cidades, pousada nos parapeitos no alto de prédios, mourões de cerca e nas antenas de televisão.
Características
Como seu próprio nome científico diz, em seu corpo predomina a cor ferrugem com tons variando para cinza escuro, as asas e a ponta da cauda são cinza escuras com detalhes em ferrugem, o peito é mais avermelhado que o dorso e a cabeça.
Alimentação
Caça insetos no ar por meio de manobras rápidas e acrobáticas.
Reprodução
Constrói o seu ninho em beiradas de janelas e em outros locais abrigados da chuva e do vento. O ninho é aberto em forma de tigela e inicialmente é forrado com pequenas pedras, depois gravetos e no final é forrado com fibras vegetais macias. Põe de 2 a 3 ovos brancos com manchas ferrugem.

video

Sequência de fotos (Detalhes do Vôo)

video


Fotografados em 12 de Setembro de 2009, Rio Claro -SP.