sexta-feira, 14 de agosto de 2009

"Encontro", "Melro","Variable Oriole" (Icterus pyrrhopterus)

Encontro

Dono de uma majestosa beleza e um canto formidável, o "Encontro" tem muito mais a nos mostrar, ele é um grande imitador de aves. Ele consegue reproduzir com exatidão o canto de muitos pássaros e aves, como o chamado do Anu-preto e o branco, Gavião-carijó, Pipira, Sabiás e muitos outros. Vive geralmente solitário ou aos casais, algumas vezes em bandos da mesma espécie ou mistos.
encontro-amarelo

Eu pude observar algumas atitudes inteligentes desse pássaro, ele não faz apenas imitações, ele usa essa ferramenta para confundir!!!!


Eu e meu cunhado (Fábio de Pádua) fizemos na casa dele em Águas de São Pedro, comedouros para pássaros, colocamos as frutas e logo muitos pássaros se aproximaram, os Sanhaços-de-mamoeiro e Sabiás-do-campo tomaram conta afastando os outros pássaros do local. Então o grande imitador se aproximou e começou a fazer chamados de anus confundindo os sanhaços que se afastavam, logo o "Encontro" começou a imitar o Gavião-carijó(pinhé) aterrorizando os sabiás por alguns instantes, também executava chamados de Pipiras quando elas estavam perto, facilitando a aproximação com as demais.
Encontro


Notem as diferenças entre eles:
1ª e 2ª FOTO - Coloração no encontro das asas (castanho/alaranjada) para subespécie valenciobuenoi
3ª FOTO e 4ª FOTO - Coloração amarela no encontro das asas para subespécie tibialis


encontro
Fotos feitas em Águas de São Pedro -SP em Julho de 2009, exceto a foto com a laranjeira, feita em Agosto de 2009 em Ipeúna -SP.

15 comentários:

  1. Nessa sequência de fotos do Inhapim, a primeira foto é espetacular!!!Um show de cores!

    ResponderExcluir
  2. OLA!!! ESTAVA PROCURANDO AQUI ALGO SOBRE ESSE PASSARO, E ACABEI ENCONTRANDO TUDO QUE PERCEBI AO VE-LO... SOU DE MINAS E MEU PAI TEM UMA MINI FAZENDA ONDE PUDE OBSERVAR COM GRANDE ESTILO ESSA AVE, FEZ NINHO NUM COQUEIRO E PUDE TAMBEM FOTOGRAFA-LO... O MAIS INCRIVEL É COMO ELE FICA BRAVO E IMITAVA O GAVIÃO QUANDO APROXIMA DO NINHO E SEUS TRES FILHOTES, IMITAVA TAMBEM O JOÃO DE BARRO E PASSARO PRETO... COISA INCRIVEL...
    PARABENS PELO TRABALHO.
    MARCIO LOPES... BH
    MARCIN.LOPES@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Um belo trabalho ! Parabéns. Esse pássaro começou a aparecer numa bananeira que tenho no quintal e também aprecia muito a água açucarada que ponho para beija-flor. Eu não sabia que tipo de ave era, aprendi agora.
    Um abraço.
    Augusto - Goiânia/GO

    ResponderExcluir
  4. Eu agradeço a todos pelas visitas e comentários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode me dizer a diferença do macho paraa femia

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Se não me engano eles tem a coloração ao redor dos olhos os machos apresenta uma coloração mais avermelha diferente da fêmea infelizmente a minha que tinha ficou estressada ao sair do seu habitat. Ela começou a arranca suas penas mais depois de um mês por ai ela começou a melhora sua aparência nas penas mais depois de um dia não quis mais comer mais sempre colocava banana e mamão, pois ela não gostava muito de banana mais adorava mamão tentei varias vezes acostumam ela a comer seco, ou seja, alvisedo ração lembrando que não podemos deixa de sempre da frutas a eles, pois na natureza são frutíferos mais infelizmente minha primavera como aqui chamamos veio a óbito muito obrigado a todos

    ResponderExcluir
  7. Na natureza essa espécie não se alimenta só de frutos, se alimenta de sementes e insetos também. Eles sabem exatamente o momento certo para variar o cardápio. Muitas toxinas encontradas em frutos silvestres são anuladas por ingestão de outros alimentos. Então se a ave necessita de algo mais ela busca isso na natureza e quando estão em cativeiro isso não ocorre, a não ser quando estudados por especialistas e também o estresse por estarem presos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. tenho tres desses passaros que encontrei em um ninho em uma bananeira que foi derrubada em um terreno perto da minha casa, ja estao adulto e cantan muito imita varios tipos de aves, ja tentei soltar eles mas nao foram embora, eles sao muitos mansos e se deixar a porta da gaiola aberta eles nao vao embora, vou tentar registrar eles e ficar com eles, se eu soltar eles fica muito facil de outras pessoas pegar porque sao muito manso, e uma bela ave de varios canto surpreendente imita outras aves com muita facilidade, sendo dois machos e uma femea. eles acostumaram com a racao mas e muito importante dar fruto diariamente pois sao acostumados em seu abitate natural. obrigado

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante esse pássaro! Eu estava dia desses no jardim da faculdade descansando, quando ouvi um canto muito bonito, na verdade pensei que fossem várias aves diferentes. Foi aí que vi que se tratava de uma única ave, linda, nunca tinha visto e fiquei curioso para saber como chamava. Descobri aqui!

    ResponderExcluir
  11. e por que o meu amigo tem um e eu queria saber a diferença do macho para a femia para eu poder o emdentificar

    ResponderExcluir
  12. queria saber se a femea tambem canta

    ResponderExcluir
  13. apareceu um no meu jardim só que o encontro das asas são de uma coloração mais pro laranja e adora a água dos beija flores e eu notei que as outras aves sumiram agora ta explicado ele as expulsou com os cantos dele...procurei mt saber o nome e notei que ele adora as vagens das flores do ipê.outras pessoas me disseram que o nome dele é xexéu eu sou de foz do iguaçu parana gostaria de saber se é a mesma ave ...obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ave recebe vários nomes populares, assim como outras da mesma família Icteridae, recebem o mesmo nome. Realmente ele imita predadores para afastar algumas aves, ou para proteger o ninho. Abraço.

      Excluir