sexta-feira, 14 de agosto de 2009

"Encontro", "Melro","Variable Oriole" (Icterus pyrrhopterus)

Encontro

Dono de uma majestosa beleza e um canto formidável, o "Encontro" tem muito mais a nos mostrar, ele é um grande imitador de aves. Ele consegue reproduzir com exatidão o canto de muitos pássaros e aves, como o chamado do Anu-preto e o branco, Gavião-carijó, Pipira, Sabiás e muitos outros. Vive geralmente solitário ou aos casais, algumas vezes em bandos da mesma espécie ou mistos.
encontro-amarelo

Eu pude observar algumas atitudes inteligentes desse pássaro, ele não faz apenas imitações, ele usa essa ferramenta para confundir!!!!


Eu e meu cunhado (Fábio de Pádua) fizemos na casa dele em Águas de São Pedro, comedouros para pássaros, colocamos as frutas e logo muitos pássaros se aproximaram, os Sanhaços-de-mamoeiro e Sabiás-do-campo tomaram conta afastando os outros pássaros do local. Então o grande imitador se aproximou e começou a fazer chamados de anus confundindo os sanhaços que se afastavam, logo o "Encontro" começou a imitar o Gavião-carijó(pinhé) aterrorizando os sabiás por alguns instantes, também executava chamados de Pipiras quando elas estavam perto, facilitando a aproximação com as demais.
Encontro


Notem as diferenças entre eles:
1ª e 2ª FOTO - Coloração no encontro das asas (castanho/alaranjada) para subespécie valenciobuenoi
3ª FOTO e 4ª FOTO - Coloração amarela no encontro das asas para subespécie tibialis


encontro
Fotos feitas em Águas de São Pedro -SP em Julho de 2009, exceto a foto com a laranjeira, feita em Agosto de 2009 em Ipeúna -SP.