quinta-feira, 30 de abril de 2009

"TUCANO-BOI", "TUCANOÇU", "Toco Toucan" (Ramphastos toco)

tucano Sem dúvida essa bela ave é uma das mais bonitas que fotografei, pois aqui na minha região é bem raro e quando vi um pela primeira vez, fiquei até emocionado.
Essa espécie é um dos símbolos brasileiros, encontrado em todo o Brasil, é a maior delas.
Das vezes em que pude observar, percebi que apesar do tamanho, eles possuem uma leveza espetacular devido a estrutura interna. Observei 12 deles no total, toda vez em 4. A primeira vez eles estavam no sítio dos "Pascon" na divisa de Rio Claro/Santa Gertrudes, mas não pude fotografar pela distância e o mal tempo. Já na segunda vez encontrei 4 deles em Águas de São Pedro, onde fiz as primeiras fotos, mas o tempo de chuva impossibilitou tirar boas fotos. A última vez em que os vi, estavam comendo frutos da Schefflera numa chácara perto de minha casa. O tempo não estava muito claro e o céu estava cinza, dificultando também uma boa fotografia, mas valeu à pena.
Fiquei um pouco preocupado, pois a falta de alimento nas matas é o principal motivo das vindas deles à cidade.
tucanoOs tucanos se alimentam de frutos, pequenos invertebrados e até mesmo saqueiam ninhos, comendo ovos e filhotes de pássaro. Os bem-te-vis voavam ferozmente atrás deles.

Eles fazem ninhos em ocos de árvores, onde também usam como dormitórios, os filhotes nascem sem penas e saem do ninhos após 45 dias com a coloração do bico amarelada. Vivem aos casais quando estão em fase de acasalamento e aos bandos depois das saidas dos filhotes dos ninhos.

Fotografados em Março de 2009.

tucano tucano tucano Adicionar imagemtucano