terça-feira, 28 de abril de 2009

"Bacurau-norte-americano","Common Nighthawk" (Chordeiles minor)

bacurau
bacurau2 Numa manhã de carnaval, estava eu e meu cunhado no carro rodando no centro de Águas de São Pedro, quando avistei esse "bacurau" dormindo em uma árvore, foi incrível, pois estávamos longe dele, mas a minha sede de ver um desses era tanta que toda a camuflagem dele não foi o suficiente. Geralmente são encontrados no chão e a noite, ficam quase imperceptíveis. Gostam de campos abertos, cerrados e estradas. Possuem um canto característico, dando origem ao nome popular. Botam um ovo no chão que se camufla entre as folhas. O filhote nasce com uma plumagem escura que muda com o tempo, também fica quase invisível. É fácil observar nas estradas quando se passa com o carro, pois os seus olhos brilham. De dia é mais difícil, eu tive a sorte de ver essa beleza natural que não estava no chão.
Esse canto é do Bacurau mais comum, pois não tenho o do bacurau-norte-americano, mas estou postando só para terem uma idéia dessa bela ave.

Águas de São Pedro, Fevereiro de 2009.