segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Príncipe - Vermilion Flycatcher (Pyrocephalus rubinus)

Príncipe - Vermilion Flycatcher
 (Pyrocephalus rubinus)


Em meados de Junho de 2008, eu vi um casal desse pássaro num pasto atrás do Horto de Rio Claro, perto do bairro "Mãe preta". Naquele momento pensei que era um Siriri, estava distante e a coloração não era avermelhada e tinha o comportamento característico da família "Tyrannidae". Estava na ponta de um galho e fazia voos curtos, caçando insetos no ar e voltava para o mesmo galho, mas quando me aproximei, percebi umas manchas vermelhas no peito e então vi que era uma espécie nova pra mim. Não consegui fotografá-los, mas procurei saber mais sobre eles. Uns dias depois eu vi em uma foto o mesmo pássaro, ainda sem a cor vermelha, mas era ele, o "Príncipe"! Um pássaro migratório que só fica com essa coloração avermelhada no período reprodutivo, pois fora dele, tanto o macho como a fêmea e os jovens são cinzas com estrias escuras. Fiquei frustrado por um tempo por não ter feito nenhuma foto, mas para a minha alegria, encontrei outro quando estava caminhando com o meu amigo Carlinhos no horto Florestal. Agora ele já estava bem vermelho, destacando o dorso escuro e a faixa lateral nos olhos. Já era Agosto de 2008 quando fiz a minha primeira foto. Ele estava num fio e fazia voos caçando insetos, o local era bem aberto, com apenas algumas árvores dispersas. Logo depois da foto ele foi embora. Foi um dia muito importante pra mim e jamais esquecerei.


Uma curiosidade...

Ele recebe o nome de "São-Joãozinho" por ser mais notado nos períodos festivos no final de Junho e o nome "Verão" no sul do Brasil por dar a chegada quando o tempo começa a esquentar.