quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"João-de-barro", "Amassa-barro (BM)," Rufous Hornero"(Furnarius rufus)

João-de-barro

Sem dúvida esse é um dos pássaros mais inteligentes!


Famoso por fazer a sua casa de barro, o João-de-barro é sem dúvida um dos pássaros mais inteligentes. Vivem geralmente aos pares em campos abertos, bordas de floresta e também no meio urbano. Fazem o seus ninhos em galhos horizontais de árvores, postes, vigas de casas e até mesmo mourões de cerca. Constroem o ninho com belotas de barro, mato seco, gravetinhos e esterco bovino ou equino. O ninho é arredondado, com uma entrada estreita e um corredor que dá acesso à uma câmara onde fica o ninho propriamente dito, feito com capim seco, penas e folhinhas secas. O corredor estreito e curvado para dificultar a entrada de predadores. Todo o processo de contrução do ninho é feito em conjunto, num vai e vem constante entre o macho e a fêmea durante aproximadamente duas semanas. A sua morada é muito resistente, sendo utilizada o ano todo e quando abandonada, outros pássaros, como o tuim, andorinhas, canários-da-terra a utilizam para reprodução. Em alguns lugares é visto ninhos construidos em cima de outro ninho abandonado, parecendo até mesmo apartamentos. O ninho é usado pelos pais e filhotes também como abrigos noturnos. Os dois, tanto o macho quanto a fêmea, são marrons com o ventre mais claro, a garganta quase branca e quando batem as asas, percebe-se uma coloração amarelada, Cantam o ano inteiro, formando um dueto entre o macho e a fêmea que entreabrem e batem um pouco as asas cantando em sincronia, acelerando até o final. Quando irritados emitem um chamado curto e seco, dando-se para perceber de longe essa irritação. Se alimentam de insetos, muitas vezes capturados no chão onde caminham com passos engraçados.

SÍMBOLO DO TRABALHO!

joão-de-barroA Foto acima mostra o espetacular trabalho do João-de-barro. Essa foto foi tirada em Águas de São Pedro no Natal de 2008. Nesse dia eu observei o casal trabalhando incansavelmente o dia todo. Enquanto um amassava o barro no ninho o outro estava recolhendo barro no chão molhado da horta, faziam revezamento e também trocas de carinho.


A primeira foto acima foi tirada em Novembro de 2008 em Analândia. Ele estava com insetos no bico para alimentar os filhotes.


VERDADE OU MITO?

Diz a lenda, que se o macho do João-de-barro sente-se traído pela fêmea, aprisiona-a no ninho até a morte. Existem relatos de esqueletos de adultos e filhotes encontrados mortos no ninho "aberto". Acredita-se que pode ter surgido essa lenda depois disso, pois cientificamente nada foi comprovado. O João-de-barro faria isso com a fêmea adúltera? Verdade ou mito? MITO!



Agora vejam essa foto que eu tirei do ninho quase interamente fechado, com apenas uma pequena fenda, por onde não passaria nenhum pássaro adulto.


joão-de-barroEu não subi para ver se havia esqueletos lá dentro porque estava muito alto e não tinha equipamento necessário para isso. Pretendo voltar ao local para verificar o ninho mais de perto e registrar em vídeo.


INTELIGÊNCIA OU INSTINTO?

Estava eu caminhando pela praça perto de casa quanto avistei um ninho de João-de-barro em um poste retangular com cavidades centrais. Fui fotografar e percebi que o apenas as paredes laterais e dianteiras do ninho eram de barro, a parede do fundo foi mantida em concreto mesmo, será que ele queria economizar o tempo, material ou foi a crise que também afetou os pássaros? Nada disso, foi a inteligência mesmo. Para que fazer uma parede de barro no fundo se existe concreto pronto e disponível? Instinto? Mesmo que muitos não concordem, tenho a certeza que não é apenas instinto. Vejam abaixo e tomem suas conclusões.

joão-de-barro

Vejam também a construção de sobrados no mesmo poste umas semanas depois:


joão-de-barro

O vizinhos também mantiveram o fundo de concreto, mas ficou escuro e a altura me impediu de tirar a foto de frente.
Ninhos fotografados em Janeiro e fevereiro de 2009 por mim e minha filha Gabriela.